sexta-feira, 10 de julho de 2009

Coragem ...

“Se alguém te der uma folha pautada, escreva no sentido contrário."

Bonita frase, essa. Ela é de um livro da Sebold, e eu a escolhi como uma espécie de filosofia de vida (ou melhor, uma das minhas filosofias de vida). Ela demonstra exatamente o quanto eu tenho raiva de todas as coisas pré-supostas e todos padrões impostos. É tudo tão sem vida, tão sem personalidade, sem cor. Os clichês estão se tornando cada vez mais freqüentes. Talvez pelo medo do erro.
Ah, mas.. pensando bem, é bem mais fácil seguir uma coisa certa, já revisada e pronta, do que tentar coisas novas pra ser diferente.
Afinal, pra que eu preciso ser diferente se o fulaninho-num-sei-do-quê era assim, e se deu bem? Não. Não é bem assim. O que funciona com o vizinho, com a amiga e o Bill Gates não será necessariamente o que funcionará com você. Cada um é cada um. Com seus erros, suas aflições, tentativas, descobertas.
É certo também, que Murphy sempre dá um jeito de fazer o patê cair virado pro chão, mas a gente tem que aceitar isso. Caminhar sempre pra frente, com a certeza de que sendo o Tempo uma 4ª dimensão ou não, ele nunca volta atrás. Dar razão a tudo o que se ouve, não é, nem nunca será certo. A gente precisa dizer que existe o outro lado da moeda. Gritar, lutar, berrar, e acima de qualquer coisa ter coragem. TUDO, absolutamente tudo na nossa vida, só dará certo se tivermos coragem. Coragem de fazer e de assumir, por menor que seja o feito. Coragem de levantar a cabeça, e não se abater com o fora, mas chorar no colo daquela amiga que você liga no meio da madruga só pra contar pela milésima vez o quanto você foi burra de ter confiado tanto no seu ex. Coragem de abrir a porta do quarto quando você está sozinha em casa e ouve um barulho. Coragem de dizer ‘eu te amo’. Coragem de largar o trabalho na sexta a noite, e encarar uma daquelas viagens-programa-de-indio, sem um tostão no bolso, com a galera da faculdade. Ou, uma coragem simples. Coragem simplesmente de virar a folha do papel pautado.


P.S.: E coragem de dizer: ‘Eu não me importo com você’. Afinal, é necessário dizer isso de vez em quando, não é?

Nenhum comentário: